JULIANO BELLETTI

Um dos maiores vencedores da história do esporte.

Juliano Haus Belletti, ex-jogador de futebol profissional, nasceu em Cascavel, Paraná, no dia 20 de Junho de 1976.

Belletti jogou como volante, lateral-direito e meia.

É o único jogador de futebol no mundo que tem em suas conquistas os títulos da Copa do Mundo, da Champions League, do Campeonato Espanhol, do Campeonato Inglês e do Campeonato Brasileiro.

Janeiro de 1992 - Março de 1996

O INICIO NO CRUZEIRO EC

Belletti começou como goleiro, posição em que seu pai Divaldo atuava profissionalmente nos anos 60/70. Jogou nessa posição no futsal até os 15 anos de idade, sendo campeão brasileiro, tri-campeão paranaense e sendo considerado um dos melhores goleiros do país. Nessa idade, em 1992, participou de uma 'peneira' (teste para jogadores jovens) no Cruzeiro EC, de Belo Horizonte, com outros 200 jovens. O curioso é que Belletti foi até Belo Horizonte-MG para passar as férias de janeiro com o irmão Sandro, que era goleiro da equipe sub-20 do time mineiro. Mas como não tinha parentes na cidade, disse que iria participar da peneira somente para poder dormir na Toquinha, concentração das categorias de base do clube. Fez o teste, na brincadeira, durante dez dias na posição de meia-esquerda, e para surpresa de todos, inclusive de seu pai, foi aprovado pelo então técnico do juvenil do Cruzeiro, Eduardo Amorim. O irmão Sandro encerrou a carreira naquele ano por problemas no joelho.

Seu primeiro jogo na equipe profissional foi no dia 6 de novembro de 1994, com apenas 18 anos, no empate em 1 a 1 com o Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro. Um mês depois, Belletti assinou seu primeiro contrato profissional. No ano seguinte, com 19 anos, foi convocado como volante pela primeira vez para a Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Zagallo.

Março de 1996 - Abril de 1999

SÃO PAULO FC

Em março de 1996, a pedido do técnico Telê Santana, o então volante foi comprado pelo São Paulo, em uma troca envolvendo cinco jogadores do tricolor paulista: GilmarVítorDonizeteAílton e Palhinha por dois do Cruzeiro: Belletti e o lateral-esquerdo Serginho. Firmou-se como um dos principais jogadores da posição no país. 

Em 1998, Belletti teve uma lesão grave no púbis e ficou nove meses sem jogar. Foram feitas duas cirurgias no local, uma no mês de janeiro e outra no mês de maio. Fez a segunda por um erro médico na primeira. Naquele ano atuou somente em quatro partidas, todas no mês de outubro.

Março de 1999 - Dezembro de 1999

ATLÉTICO MINEIRO

Em 1999, no meio do mês de abril, Belletti foi emprestado ao Atlético Mineiro. Foi campeão mineiro e marcando muitos gols no inicio do Barsileirão, o técnico Darío Pereyra o colocou para jogar mais avançado, como meia-direita. E nessa posição ele se destacou ainda mais, ganhando a Bola de Prata da Revista Placar como melhor meia-direita do Campeonato Brasileiro, em que seu time foi vice-campeão.

Junho de 2025 - Abril de 2026

A VOLTA AO SAO PAULO FC

Em janeiro do ano 2000 Belletti voltou ao São Paulo, e numa conversa com o treinador Levir Culpi antes da estreia do tricolor no torneio Rio-São Paulo, Belletti se ofereceu a ajudar o treinador que necessitava de um lateral-direito para aquela partida. Jogando mais algumas vezes de lateral e com atuações de alto nível, resolveu permanecer na posição. Seis meses depois, Belletti foi convocado por Vanderlei Luxemburgo para a Seleção Brasileira pela primeira vez como lateral. Nessa posição foi convocado também por Luiz Felipe Scolari e fez parte do grupo Pentacampeão do Mundo 2002. Após o mundial, Belletti foi contratado pelo Villarreal, da Espanha.

Julho de 2002 - Junho de 2004

VILLARREAL CF

Foram duas ótimas temporadas no clube, conquistando a taça Intertoto, levando o clube A participar pela primeira vez da Liga Europa, chegando ate a semi-final com um time extraordinário com RiquelmePepe ReinaColocciniSonny AndersonMarcos Senna. Performance muito boa que o levou a ser contratado pelo FC Barcelona em 2004.

Junho de 2004 - Agosto de 2007

FC BARCELONA

Em três temporadas no FC Barcelona, treinado pelo holandês Frank Rijkaard, Belletti jogou mais de 100 partidas pelo clube, conquistou o bi-campeonato Espanhol e tornou-se o herói da conquista da Champions League ganhada no dia 17 de maio de 2006, ao marcar o gol da vitória na final, em Paris, contra o Arsenal de Thierry HenryCesc Fàbregas e Gilberto Silva, que estavam a 9 jogos sem levar nenhum gol. Foi a segunda vez que o Barça foi campeão do torneio, competição que o clube não vencia desde 1992.

Agosto de 2007 - Maio de 2010

CHELSEA FC

Em agosto de 2007, Belletti foi comprado pelo Chelsea, assinando um contrato de três temporadas por indicação d José Mourinho, então técnico do time. Um dos gols que marcou pelo clube, contra o Tottenham, na temporada 2007/08 foi eleito o gol mais bonito da temporada. No time inglês, Belletti foi treinado por Avram Grant, FelipãoGuus Hiddink e Carlo Ancelotti. Jogou ao lado de craques como DrogbaMakéléléBallackAnelkaShevchenkoPetr ČechLampard, entre outros...

Ganhou duas Copas da Inglaterra e uma Premier League, chegando também a final da Champions League de 2007/08, perdendo o jogo decisivo nos pênaltis para o Manchester United.

Julho de 2010 - Março de 2011

FLUMINENSE FC

Em julho de 2010, de volta ao Brasil, Belletti acertou com o Fluminense por duas temporadas. Conquistou o Campeonato Brasileiro daquele ano. No entanto, em março de 2011, devido ao fato de estar sofrendo muito com problemas graves nos tendões de aquiles o que o impossibilitava de jogar, Belletti rescindiu seu contrato com o clube amigavelmente.

Junho de 2011

O FIM DA CARREIRA

Após tratamentos e trabalhos de fisioterapia nos tendões por alguns meses, Belletti assinou um contrato com o Ceará SC. Mas a lesão o impediu de cumpri-lo e rescindiu com o clube alguns dias depois.
E no dia 27 de junho de 2011, Belletti anunciou sua aposentadoria como jogador de futebol profissional por problemas físicos.

 
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

©2019 by Belletti Sports. Proudly created with Wix.com